top of page
Search
![](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_3150744d36623835736477~mv2_d_6000_4000_s_4_2.jpg/v1/fill/w_250,h_250,fp_0.50_0.50,q_30,blur_30,enc_auto/nsplsh_3150744d36623835736477~mv2_d_6000_4000_s_4_2.webp)
![O quão mortal seu jogo pode/deve ser? - Dose de XP #13](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_3150744d36623835736477~mv2_d_6000_4000_s_4_2.jpg/v1/fill/w_357,h_268,fp_0.50_0.50,q_90,enc_auto/nsplsh_3150744d36623835736477~mv2_d_6000_4000_s_4_2.webp)
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Mar 26, 20234 min read
O quão mortal seu jogo pode/deve ser? - Dose de XP #13
Se você é um mestre desenhando seu sistema, cenário ou campanha, e está se questionando se deveria matar os personagens com mais ou menos...
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_0a4cc6bd468f4930924daa97e9cfcce3~mv2.jpg/v1/fill/w_250,h_250,fp_0.50_0.50,q_30,blur_30,enc_auto/11062b_0a4cc6bd468f4930924daa97e9cfcce3~mv2.webp)
![Quando as tabelas de encontros aleatórios valem a pena - Dose de XP #12](https://static.wixstatic.com/media/11062b_0a4cc6bd468f4930924daa97e9cfcce3~mv2.jpg/v1/fill/w_357,h_268,fp_0.50_0.50,q_90,enc_auto/11062b_0a4cc6bd468f4930924daa97e9cfcce3~mv2.webp)
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Mar 26, 20234 min read
Quando as tabelas de encontros aleatórios valem a pena - Dose de XP #12
Se as perguntas forem difíceis demais, às vezes é necessário deixar o acaso te dar as soluções. Se você já ouviu os podcasts do Metajogo,...
![](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_6846625868704659795734~mv2_d_6016_4016_s_4_2.jpg/v1/fill/w_250,h_250,fp_0.50_0.50,q_30,blur_30,enc_auto/nsplsh_6846625868704659795734~mv2_d_6016_4016_s_4_2.webp)
![Regras para fazer morte, inconsciência e ressurreição muito mais interessantes - Dose de XP #20](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_6846625868704659795734~mv2_d_6016_4016_s_4_2.jpg/v1/fill/w_357,h_268,fp_0.50_0.50,q_90,enc_auto/nsplsh_6846625868704659795734~mv2_d_6016_4016_s_4_2.webp)
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Nov 24, 20225 min read
Regras para fazer morte, inconsciência e ressurreição muito mais interessantes - Dose de XP #20
Geralmente, quando um personagem cai em combate a diversão acaba para aquele jogador, mas esse não precisa ser o caso. Esse pode parecer...
![](https://static.wixstatic.com/media/a8dd48_db46d39d6c4e41e5a4756727da682af6~mv2.jpg/v1/fill/w_250,h_250,fp_0.50_0.50,q_30,blur_30,enc_auto/a8dd48_db46d39d6c4e41e5a4756727da682af6~mv2.webp)
![Como criar um mundo original e instigante? - Dose de XP #11](https://static.wixstatic.com/media/a8dd48_db46d39d6c4e41e5a4756727da682af6~mv2.jpg/v1/fill/w_357,h_268,fp_0.50_0.50,q_90,enc_auto/a8dd48_db46d39d6c4e41e5a4756727da682af6~mv2.webp)
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Nov 24, 20225 min read
Como criar um mundo original e instigante? - Dose de XP #11
Esqueça as coisas de que você gosta, ou vai acabar com uma salada de referências. Comece pelo lado oposto: defina problemas, os resolva e...
![](https://static.wixstatic.com/media/a8dd48_73307dda681d41c594832e89f6c365dc~mv2.jpg/v1/fill/w_250,h_250,fp_0.50_0.50,q_30,blur_30,enc_auto/a8dd48_73307dda681d41c594832e89f6c365dc~mv2.webp)
![A otimização de personagem maximiza ou minimiza a diversão? - Dose de XP #10](https://static.wixstatic.com/media/a8dd48_73307dda681d41c594832e89f6c365dc~mv2.jpg/v1/fill/w_357,h_268,fp_0.50_0.50,q_90,enc_auto/a8dd48_73307dda681d41c594832e89f6c365dc~mv2.webp)
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Nov 24, 20223 min read
A otimização de personagem maximiza ou minimiza a diversão? - Dose de XP #10
A otimização, o minmax, o combo, enfim, tudo que o Braz faz diariamente – isso é bom ou ruim para o RPG? O que é minmax? Minmax é um...
Blog: Blog2
bottom of page