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O quão mortal seu jogo pode/deve ser? - Dose de XP #13
Se você é um mestre desenhando seu sistema, cenário ou campanha, e está se questionando se deveria matar os personagens com mais ou menos...
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Mar 26, 20234 min read


Quando as tabelas de encontros aleatórios valem a pena - Dose de XP #12
Se as perguntas forem difíceis demais, às vezes é necessário deixar o acaso te dar as soluções. Se você já ouviu os podcasts do Metajogo,...
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Mar 26, 20234 min read


Regras para fazer morte, inconsciência e ressurreição muito mais interessantes - Dose de XP #20
Geralmente, quando um personagem cai em combate a diversão acaba para aquele jogador, mas esse não precisa ser o caso. Esse pode parecer...
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Nov 24, 20225 min read


Como criar um mundo original e instigante? - Dose de XP #11
Esqueça as coisas de que você gosta, ou vai acabar com uma salada de referências. Comece pelo lado oposto: defina problemas, os resolva e...
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Nov 24, 20225 min read


A otimização de personagem maximiza ou minimiza a diversão? - Dose de XP #10
A otimização, o minmax, o combo, enfim, tudo que o Braz faz diariamente – isso é bom ou ruim para o RPG? O que é minmax? Minmax é um...
Italo Wolff, Jogador e Mestre do Metajogo
Nov 24, 20223 min read
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